NOTÍCIAS DO VINHO [X]

Do que depende a qualidade da uva e do vinho? [26.06.2018]

Há um certo consenso de que 70% da qualidade de um vinho se devem às uvas e 30% aos processos de vinificação e amadurecimento. Assim, parece que a busca da qualidade pode ser mais efetiva com cuidados ao cultivo da uva do que no processo de produção.

Por tradição, os viticultores sabem que o bom vinho vem da boa vinha, especialmente do processo de maturação do fruto. Sendo natural, esse processo sofre vários tipos de influências do ambiente e, por outro lado, podem sofrer processos de defesa, correção e melhorias aplicados pelos viticultores na busca da sanidade, da pureza e do teor de açúcar mais adequado ao tipo de vinho a produzir e também levando em conta o processo produtivo que se pode aplicar. Um dos fatores mais importantes é a quantidade de uvas por vinha: como a capacidade de extrair nutrientes do solo é limitada, quanto maior a quantidade de cachos, menor a quantidade de nutrientes que chegará aos frutos. Em resumo, a qualidade da uva se opõe à quantidade de uva por vinha. Isso determina intervenções na planta, como a poda, de modo a concentrar os nutrientes nos melhores cachos e naqueles suficentes para obter a mehor qualidade da uva.

Contudo, essa relação pode ser amenizada com aplicação de tecnologia e técnicas de tratamento da vinha. E daí vem um perigo: se essas aplicações não forem cuidadosas. aquela relação pode ser acelerada e resultar na perda de qualidade da uva e do vinho.

Por outro lado, combinando as intervenções no cultivo com bons processos de vinificação é possivel amenisar ou anular os fatores negativos e obter vinho de qualidade razoável. Mas dificilmente daí sairá um vinho excelente. Dentre os fatores que definem a qualidade da uva, destacam-se os que seguem.

1. Permanentes

Clima e Microclima
Constituição do solo
Variedade da uva e tipos de enxerto
Densidade e disposição da vinha
Condução dos galhos, folhas e frutas
Terroir (na verdade, englobando vários fatores)

2. Variáveis

Temperatura
Iluminação
Humidade
Idade dos vinhedos

3. Acidentais

Pragas
Doenças
Saúde da vinha e qualidade desejada para o vinho
Anormalidades meteorológicas

4. Modificáveis

Poda e outras intervenções na planta

Enxertos e intervenções genéticas

Irrigação