inicio inicio inicio Apresentação Como Visitar Expositores Palestras Ibrac Local Contato Imagens Facewbook Instagram ctf english ctf spanish
Equipe do Congresso

Eduardo Viotti- Coordenador
Jornalista especializado em vinhos, destilados e motos, sommelier e palestrante. Editor das revistas Vinho Magazine, Moto Premium e Spirits Magazine. Autor de várias obras e matérias sobre as suas especialidades, como a Coleção Folha: O Mundo dos Vinhos (Folha de São Paulo). Jurado e Presidente de Equipes em vários concursos internacionais de vinhos e destilados.

Leonardo Sgargeta Ustulin
Mestre pela Escola de Economia de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, MPAgro, de 2017 a 2019 cuja dissertação abordou as demandas e perspectivas do cultivo de Vitis vinifera no Estado de São Paulo. Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, de 2010 a 2014. Atualmente, na superintendência do Senar-SP desempenha a função de Engenheiro Agrônomo Assessor Técnico Administrativo e Gestor do projeto de comunicação Família Nação Agro em conjunto com o Canal Rural. Integrou a equipe do Departamento Econômico da FAESP de maio de 2014 a agosto de 2017.

José Luiz Hernandes
Pesquisador Científico, IAC/ Centro de Frutas. Biólogo, graduado em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta (1998) e Mestre em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2001). Em 2006 realizou o Curso Superior de Especialização em Viticultura e Enologia em Climas Quentes pelo Instituto de Formação Agrária e Pesqueira, no Centro de Pesquisa e Formação Agrária RANCHO DE LA MERCED em Jerez de la Fronteira, Espanha. Técnico em Agropecuária, formado pela ETAESG Benedicto Storani de Jundiaí (1987), Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Vitivinicultura, atuando principalmente nos temas: microclima, fitossanidade, propagação, sistemas de condução, cultivo protegido, variedades de videira para mesa e indústria e vinificação.

Adriana Verdi
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios APTA/SAA-SP. Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Doutora e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo – USP. Estagiária do Institut de Géographie da Université Panthéon-Sorbonne - PARIS I, na França (2000-2002). Pesquisadora Científica VI do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) nos temas: desenvolvimento territorial, indicação geográfica, câmaras setoriais, governança, vitivinicultura e enoturismo. Membro do Instituto SPVINHO. Coordenadora Substituta da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA (2014-2018). Diretora-Executiva da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG desde 2017.

Elisângela Marques Jerônimo Torres
Engenheira Agrônoma, Doutora em Tecnologia de Alimentos/UNICAMP, com ênfase em fermentação alcoólica para produção de cachaça. Desde 2005é Pesquisadora Científica da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), na área de Agregação de Valor e Tecnologia de Alimentos. Linhas de pesquisa: agroindústria da cana-de-açúcar (cachaça, açúcar mascavo, rapadura e melado) e pós-colheita e processamento de frutas (licores e geleias).

Celina Maria Henrique
Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora/UNESP com ênfase em Horticultura (pós-colheita). Desde 2005 é Pesquisadora Científica da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) na área de Agregação de Valor e Engenharia de Alimentos. Linhas de pesquisa: pós-colheita de hortícolas, microbiologia e agroindústria da cana-de-açúcar (cachaça de alambique, açúcar mascavo e rapadura).

Patrícia Prati
Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos. Desde 2005 é Pesquisadora Científica da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) na área de Agregação de Valor e Engenharia de Alimentos. Linhas de pesquisa: desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial, pós-colheita, processamento e conservação de frutas e hortaliças.

Mara Fernandes Moura
Possui graduação, mestrado e doutorado em Agronomia, área de concentração Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é pesquisador científico VI do Instituto Agronômico, sendo coordenadora do programa de melhoramento genético de videira. Atua principalmente nos temas: Vitis sp., porta-enxerto, uvas para vinho, conservação e utilização de recursos genéticos. Também atua como diretora técnica de divisão do Centro Avançado de Pesquisa de Frutas e é membro do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Agronômico - comitê de registro e proteção de cultivares. É presidente da comissão técnica de fruticultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É docente do curso de pós-graduação do Instituto Agronômico.