inicio inicio inicio Apresentação Como Visitar Expositores Congresso CICAVI Local Contato Imagens Facewbook Instagram ctf english ctf spanish

O CICAVI, Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho, é um evento de caráter cultural, social, técnico e econômico que ocorre em paralelo às feiras São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair. Tem como objetivo disseminar e fomentar o conhecimento tecnológico, agronômico, dos aspectos produtivos, da comercialização, da distribuição e do serviço entre os componentes da cadeia produtiva do vinho e da cachaça.

As vendas online serão feitas em breve pela Ingresso Rápido ou pelo telefone 11 4617-3591, até a vespera do evento. Depois, somente na Bilheteria do evento.

O Congresso é coordenado pelo Jornalista Eduardo Viotti- Editor das Revistas Vinho Magazine e Spirits Magazine. Jurado internacional, Presidente do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.


Apresentação

O CICAVI tem por premissa o fomento e a transferência das inovações tecnológicas voltadas às cadeias de produção e comercialização do Vinho e da Cachaça, de forma a promover a competitividade e proporcionar maior sustentabilidade aos agentes envolvidos.

Ao favorecer o intercambio técnico-científico e a interação entre pesquisadores, produtores, gestores públicos, profissionais de serviços, imprensa especializada e enólogos, o congresso promoverá a troca de experiências e de conhecimentos de forma democrática e sustentável.

O Congresso se divide em temas de diferentes áreas importantes para a Cadeia produtiva, a saber:

Tema 1 (T1) - Wine and Spirits Experience

Coquetéis diferenciados, no sabor, na apresentação trazem para um estabelecimento que oferece esse tipo de produto/ serviço destaque na mídia, aumento na sua clientela e, consequentemente, aumento no seu faturamento.

Por isso não poderiam faltar na nossa programação, palestras e workshops com esses objetivos, dirigido aos profissionais que lidam diretamente com o consumidor, que são os nossos cartões de visita, tais como sommeliers, garçons, maitres , bartenders, barmens, entre outros. Criamos, juntamente com os especialistas da empresa BARESP, uma grade de cursos e workshpos rápidos, que trazem informação e conhecimentos a serem agregadas aos currículos de profissionais que já têm experiência, e também para aqueles que querem abraçar uma nova carreira. Dicas e pequenos truques para facilitar o dia a dia desses profissionais.

Tema 2 (T2)- Projeto Bagagem. Turismo com Conteúdo

Na atualidade, Enoturismo e Turismo Rural são produtos turísticos em alta! Todos sabemos que o brasileiro já não viaja apenas para conhecer lugares e fazer compras. Hoje todos querem viajar para acrescentar algo, ter experiências locais, diferenciadas, histórias para contar. Não se vende simplesmente uma viagem; se vende uma experiência de vida. E viajar para regiões vinícolas, provar vinhos, ter almoços e jantares harmonizados, andar pelos vinhedos, colher uva nas vindimas são experiências inesquecíveis.

Pelo lado do setor de vinhos e destilados, o turismo será a principal alavanca de crescimento, podendo proporcionar um aumento de vendas que pode chegar aos 50%. Os dados apontam para que as vendas das vinícolas aumentem de valor entre 30% e 50% nos próximos cinco anos, uma subida que dará às empresas do setor margem adicional significativa, além de qualificar a imagem das respectivas marcas.

O enoturismo e o turismo rural são ótimas oportunidade para aumentar a rentabilidade e produtividade das empresas produtoras de vinho pois as propriedades do agronegócio como vinhedos e as instalações das vinícolas e das destilarias ja contam com quase todo o cenário e o ambiente para essa nova atividade.

Finalmente, para os profissionais do turismo, o enoturismo e o turismo rural surgem como novas fontes de destinos rentáveis e relativamente fáceis de comercializar, pois a procura se torna cada vez mais frequente.

As Palestras são direcionadas a negócios e profissionais como:

  • Operadores turísticos e agências de viagens
  • Gerentes de hotéis
  • Guias turísticos
  • Convention Bureaus e Organizadores Profissionais de Congressos
  • Portais de vendas online
  • Produtores de Vinhos e Cachaça
  • Investidores

    Tema 3 (T3)– O Mudanças Climáticas e seu impacto na produção do Vinho e da Cachaça. O Agro Sustentável

    O clima é um fator primordial ao sucesso de todos os sistemas agrícolas, determinando se uma cultura é adequada para uma determinada região, controlando amplamente a produção, qualidade da cultura e, finalmente, impulsionando a sustentabilidade econômica. A influência do clima no agronegócio nunca foi tão evidente quanto na viticultura e na produção de vinho, onde o clima é, sem dúvida, o aspecto mais crítico no amadurecimento de frutas, com características ideais para produzir um determinado estilo de vinho. Esta apresentação fornecerá uma visão geral dos aspectos climáticos que influenciam as características ideais de qualidade e produção, como a variabilidade climática influencia as variações de produção e qualidade e como as mudanças climáticas têm alterado e provavelmente continuarão a alterar o mapa global das regiões vinícolas.
    Esse tema é dirigido a produtores, enólogos, pesquisadores, instrutores, estudantes etc..

    Tema 4 (T4)- Wine Bussines. Olhando o universo de bebidas adultas do espectro econômico

    Vinícolas e Destilarias podem estar entre as operações mais complexas. Conformidade, agricultura, manufatura, varejo, clubes de vinhos on-line, food service, eventos, hospitalidade ... e a lista continua. Para melhorar com mais eficiência as operações e cumprir os regulamentos, a gerência precisa ter uma visão panorâmica correta, completa e oportuna de todas as atividades de negócios.

    Nesta sessão, os principais fornecedores de tecnologia de vinícolas mostrarão como a criação e o uso de um conjunto mestre de dados comerciais permitirá que você aumente rapidamente a receita e a participação de mercado, entenda e se envolva com os clientes com mais eficiência e produza relatórios regulatórios necessários.

    Dirigido a proprietários de empresas produtoras, gestores, administradores, profissionais do marketing etc..

    OBS- Na programação das Palestras, adiante, a sigla de um tema, T1, T2, T3 ou T4, precedem o título quando ela for vinculada ao respectivo tema.



  • Programação Geral

    Dia
    15:30 Abertura oficial da feira Participação de autoridades, convidados, imprensa, expositores e congressistas. Seguido de Coquetel da Abertura
    18:30 Cerimônia de entrega das medalhas dos vencedores do 18ª Concurso De Vinhos e Destilados Do Brasil Participação de produtores, expositores, imprensa, convidados e patrocinadores. Seguido de coquetel

    Dia
    14:00 (T1) História, processo produtivo, números da produção e distribuição do Pisco Chileno Rodrigo Flores, Associação do Pisco Chileno. Agrônomo pela Universidad de La Serena. Enólogo pela Universidade de Bordeaux. Poliglota de 6 idiomas, domina a cultura do vinho e seus destilados, desde a infância na produção do pisco até atuar em regiões vinícolas de Portugal, França e Itália e os sistemas de certificação do vinho no Porto, Cognac, AOCs de Bordeaux, Borgonha e outros europeus. Defende o reconhecimento do pisco como bebida emblemática e original do Chile.
    15:00 (T2) Um novo destino de Viagem com conteúdo, uma nova Experiência Conheça as possibilidades do enoturismo e do turismo Rural. Venha descobrir como oferecer, e o que oferecer aos seus clientes potenciais de enoturismo e quais os serviços e diferenciais que as cidades, roteiros e estabelecimentos desse setor podem oferecer.
    16:00 (T3) Como fazer gestão ambiental para uma empresa dos setores de vinícolas e destilarias Como aplicar leis com logística reversa e fazer com que elas aumentem o lucro e não as despesas
    17:00 (T1) Workshop de Caipirinha Venha descobrir os segredos, truques e diferentes formas de apresentar e consumir a nossa boa e velha conhecida Caipirinha. Kelly Costa, Jornalista e autora do Blog Caipirinha Rendada especializado em dicas do drink mais famoso do Brasil. Autora do livro Caipirinha 60 Receitas Testadas e Aprovadas. Jurada no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil e da escolha 50 das melhores cachaças do Brasil. Colunista de vários veículos de comunicação, como o site Brasil No Copo
    18:00 (T4) Novas ferramentas tecnológicas, desde o setor da produção até o setor de distribuição passando pelo marketing e departamento comercial. Aumentando a eficiência e a eficácia dos negócios.
    18:30 Cerimônia de Entrega dos Prêmios do concurso The Best Of Brazilian Wine and Spirits Market Vamos revelar pessoas que fizeram a diferença, os melhores bares, as melhores lojas, os melhores designs, enfim vamos conhecer de perto quem se destaca na evolução do setor de bebidas no país.

    Dia
    14:00 (T1) Técnicas e Serviços de Coquetelaria Venha conhecer os segredos dos principais bartenders, novas receitas, novos produtos que vão fazer o diferencial do seu bar e do seu estabelecimento. Laércio Zulu. Bartender, campeão do World Class Diageo Brasil 2014 e finalista do mundial em Londres. Bartender de 2018 pela Revista Gosto. Consultor da sua empresa Custom Cocktails, para assessoria de bares. Lançou o Zulu Bitter, o primeiro do Brasil. Jurado da London Cocktail Week. The World 50 Best Bars e Bar Convent Berlin que escolhe os melhores bares do mundo desde 2014.
    15:00 (T2) Serviço do Vinho- Aprenda truques de harmonização, diferentes tipos de taças, quando e como guardar o vinho. Como todos sabemos, o Vinho enobrece; servir vinho não é apenas coloca-lo na taça, é preciso harmoniza-lo com o menu, conhecer seu cliente e saber qual taça utilizar. Definir preço de rolha, como e de que forma servir o vinho escolhido. Como sugerir um vinho sem ofender o cliente. Aprenda tudo isso com quem sabe. Júlio Souza. Sommelier com carreira iniciada no Hotel Hyatt em 2004, respondendo por banquetes e serviço de vinhos. Atuou em grandes restaurantes em São Paulo como Dalva e Dito do grupo Alex Atala, Nino Cuccina etc., respondendo pelo serviço do Vinho, envolvendo compra, armazenamento, carta e salão. Foi Embaixador do Vinho Brasileiro na capacitação de profissionais de restaurantes para o vinho nacional e no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil em algumas edições, como coordenador dos serviços do Vinho.
    16:00 (T2) Principais regiões vinícolas para o enoturismo e turismo rural com foco na Cachaça. Destaques para França – Portugal – Brasil - Espanha - Itália
    17:00 (T1) Workshop de Caipirinha Venha descobrir os segredos, truques e diferentes formas de apresentar e consumir a nossa boa e velha conhecida Caipirinha. Kelly Costa, Jornalista e autora do Blog Caipirinha Rendada especializado em dicas do drink mais famoso do Brasil. Autora do livro Caipirinha 60 Receitas Testadas e Aprovadas. Jurada no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil e da escolha 50 das melhores cachaças do Brasil. Colunista de vários veículos de comunicação, como o site Brasil No Copo
    18:00 (T2) Análise dos números do mercado de Bebidas no Brasil e no Mundo. Veja as tendências e reposicione a sua linha de produtos.


    Valores das palestras

  • Palestra individual: R$80,00
  • Todas do Dia: R$150,00
  • Passaporte (todas dos 2 dias): R$250,00
  • Estudantes e Idosos: desconto de 50%
  • Grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 20%
  • Grupos de Empresas: desconto sob consulta
  • Vendas pela Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br/event/34131-1/d/69763) ou pelo fone 11 4617-3591
  • Havendo discrepâncias de preços, prevalecerão os especificados no site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br/event/34131-1/d/69763)

    O Passaporte:
    * dá direito a participar de todas as palestras dos dois dia;
    * inclui material didático e certificado de participação;
    * garante vaga nas palestras e nas degustações gratuitas, desde que a participação seja confirmada previamente.

    Eventos Paralelos e Gratuitos

    Dia 6

    15:00 – 18:00- Degustação dos vinhos e Destilados premiados no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil